segunda-feira, 2 de junho de 2014

Demonstre sempre compaixão pelos que sofrem

Depois de ter meditado durante horas sobre o ministério de Jesus e Seus inúmeros ensinamentos, vou relatar alguns. Abrirei esse ciclo com o tema: Jesus ensinou-nos a ter amor e compaixão pelos que sofrem.

Jesus se compadecia do sofrimento das pessoas. O evangelho de Mateus nos leva a contemplar a ação do Reino, que se manifesta pelas palavras e ações de Jesus, que se comovia pela situação da multidão que o seguia, fazendo-O parar para curar os que estavam doentes e alimentar uma multidão faminta.


Veja a generosidade de Jesus em Mateus 14.13: “Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: «Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer». Mas Jesus lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm que lhes dar de comer». (...)”. Eram mais de cinco mil homens, fora mulheres e crianças. E todos comeram. 

Jesus ensinou e ensina com autoridade lições de humildade, amor, mansidão, obediência a Deus, igualdade, respeito e compaixão.

Jesus assinalou que amor e compaixão são as principais marcas dos verdadeiros discípulos dEle. Todos que O conheceram ou tiveram acesso a Sua história foram de algum modo marcado pela misericórdia que move o coração de Jesus. 

Mas Jesus não quer agir sozinho, por isso o evangelho nos mostra como Ele ensina e introduz seus discípulos e discípulas (todos nós) em seu movimento de amor e serviço em prol do Reino de Deus.

Será que como Cristãos temos demonstrado amor e compaixão ou será que estamos preocupados somente com nossa própria vida?

Como reagimos quando alguém necessitado nos procura? – Damos atenção? – Tentamos ajudar? – Como somos com nossos pais? – E com nossos maridos, esposas, namorados, filhos, irmãos?

Quando alguém enfermo necessita de nossa ajuda, colocamo-nos em seu lugar? -Compartilhamos com essas pessoas o amor de Deus e o Evangelho de Jesus?

Estamos imitando o nosso Mestre e tendo compaixão dos aflitos ou estamos tão envolvidos com nossos problemas e dilemas que já nem damos conta dos que sofrem ao nosso lado?

Dia a dia somos bombardeados por notícias de um mundo que grita violência, fome, injustiça e solidão. A informação globalizada nos permite saber tudo o que acontece no mundo num instante. E até podemos nos comover diante de diferentes realidades.

Mas não basta conhecer a realidade e se comover com ela. É necessário agir, entrar nela para provocar alguma mudança. Isso é o que Jesus fez e faz e quer que seus seguidores façam. Comprometer-se com o sofrimento de seu povo para buscar juntos uma saída, uma solução.

Qual é nossa atitude? Vamos agir ou simplesmente "lavar as mãos" diante da miséria física e espiritual do mundo? – Muitas vezes nos sentimos pequenos demais diante dos problemas que nos são confiados. Parece impossível atuar! E neste momento surge um grande ensinamento de Jesus, que ao contrário dos seus discípulos, não se assustou com o pouco que tinha disponível.

Do pequeno fez nascer o grande. O milagre da solidariedade e igualdade acontece quando cada um oferece o que é e o que tem ao serviço dos outros, não guarda para si, mas o coloca à disposição do outro. 

Aprendamos com Jesus! É Lindo!!!!!


Semana de vitória!

Suêdy Aureliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...