quarta-feira, 12 de março de 2014

CABELOS: Como domar cabelos cacheados ou crespos?

Oi amadas!

O papo de hoje é sobre cabelos cacheados aos crespos!

Eu que já mudei tantas vezes os meus cabelos (já fui loira, morena, cabelos lisos, com franja, sem franja) e já experimentei também todo tipo de química (alisamentos e tinturas), mas de uns tempos pra cá resolvi assumir minhas madeixas naturais e apostar no meu cabelo cacheado. Precisei de uns 2 anos para tirar toda a química dos alisamentos, mas depois de muita paciência e cortes consegui. Mas a luta continua! (rsrs)

Os cabelos cacheados e crespos são naturalmente secos, principalmente no cumprimento e pontas, pois os cachos não deixam o óleo natural do couro cabeludo passar por todo o cumprimento do cabelo, fazendo muitas vezes que a raiz fique oleosa e as pontas secas (o chamado cabelo misto). Também sofrem muito com excesso de volume e frizz, ficando difícil de domá-los (por isso tantas meninas preferem alisar do que apostar nos cachos).

O meu cabelo é exatamente desta forma, bem oleoso na raiz e seco nas pontas, e confesso que tive muito trabalho pra conseguir achar um equilíbrio entre ambos. Também tive muita dificuldade em conseguir trazer vida aos meus cachos, já que fiquei anos fazendo escovas químicas para alisar, mas depois de pesquisar bastante e de experimentar muitos produtos, eu tenho conseguido bons resultados. Vamos lá!



Passo 1 - LAVAGEM
Como os cabelos cacheados aos crespos são bem secos normalmente, o ideal é que não lave com muita frequência, como todo dia ou de 1 em 1 dia, pois o cabelo ficará ainda mais seco. Por mais que meus cabelos sejam bem oleosos na raiz, evito lavar sempre e lavo de 2 em 2 dias que é um intervalo bom. Se você não tem a raiz oleosa como a minha, lave apenas 2 vezes na semana que é o suficiente para manter a hidratação.

Passo 2 - HIDRATAÇÃO
Cabelos cacheados aos crespos, como disse, são muito secos no cumprimento até as pontas, portanto é necessário hidratá-los sempre. Uma dica que deu muito certo pra mim foi trocar o condicionador por máscaras hidratantes. Escolha umas 02 máscaras hidratantes (não pode ser reconstrutora) para intercalar entre as lavagens, pois o mito que os cabelos acostumam com certo produto e não faz mais efeito, é verdade sim. Importante: não passe a máscara no couro cabeludo, apenas no cumprimento até as pontas.

Passo 3 - RECONSTRUÇÃO
Esses tipos de cabelos também sofrem muito com as agressões externas, como vento, sol, umidade, praia, etc, e com agressões químicas, como as escovas progressivas e tinturas, portanto, deve sempre fazer uma reconstrução nos fios. Escolha uma máscara reconstrutora boa e utilize pelo menos 1 vez por semana. Caso seus cabelos estejam maltratados demais, use 2 vezes na semana. Essas máscaras são diferentes das máscaras hidratantes pois tem um efeito maior e mais potente, pois fortificam os cabelos, devolve a queratina, emoliência e vitalidade dos fios. Por isso, se seu cabelos não estiverem muito prejudicados, o ideal é usar 1x por semana ou de 15 em 15 dias. 

Passo 4 - LEAVE-IN
É muito importante ter um bom leave-in e um bom reparador de pontas. Após a lavagem completa e com os cabelos ainda úmidos, passe um leave-in (ou creme de pentear) em todo o cumprimento e deixe secar naturalmente. Este produto vai evitar que os cabelos fiquem muito armados (volumosos), além de diminuir o frizz e evitar que perca rápido a umidade natural. Para deixar os cachos bem definidos escolha um leave-in que seja específico para definir cachos. Carregue sempre um reparador de pontas na bolsa, caso veja que os cabelos estão perdendo a umidade e ficando com muito volume, passe em todo o cumprimento.

Passo 5 - CORTE
Cortar as pontas é muito importante, pois fortalece o cabelo, ajuda no crescimento e também na aparência, porque pontas secas acabam com a aparência bonita e saudável dos cabelos. Corte as pontas pelo menos de 3 em 3 meses.

Máscaras que uso atualmente:
Máscaras hidratantes:

  • Seda Ceramidas - hidratação e nutrição. Promete brilho e força. Uso 1x por semana substituindo o condicionador durante o banho deixando agir por 3 minutos.
  • Sou da Natura - hidratação e proteção para cabelos secos ou ressecados. Uso 1x por semana substituindo o condicionador durante o banho deixando agir por 3 minutos.
Máscara reconstrutora:
  • Absolut Control da L´oreal - resenha aqui. Uso 1x por semana e deixo agir por 15 minutos.

Obs: Depois que essas acabarem, costumo comprar outras diferentes, exatamente para os cabelos não viciarem e para testar novos produtos né gente! ;)

Espero que tenha ajudado! Se você também tem alguma dica, deixe aqui pra mim nos comentários, sempre é importante aprender novas técnicas. 


beijos,

Jana Fernandes










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...