segunda-feira, 24 de março de 2014

A Importância do Batismo

Eu tenho por vezes a sensação de que muitas pessoas ainda não entenderam ou têm algumas dúvidas sobre a importância do batismo nas águas após um processo de conversão. Este tema, inclusive, causa desconforto a muitos cristãos, batizados ou não, que frequentam assiduamente algum ministério evangélico, onde professam sua fé e adoração a Deus.

Sei perfeitamente que entender o Evangelho de Jesus não é muito fácil para alguns, por que a dimensão espiritual depende de muito estudo, muito envolvimento com a Bíblia Sagrada e uma total intimidade com o Grande Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Afinal, o batismo nas águas é mesmo necessário?

A Bíblia é a ferramenta que temos para que um número infinito de vidas possa conhecer e compreender a Revelação escrita de Deus e também os ensinamentos de Jesus aos seres humanos.

O propósito de Deus foi revelado a todos nós através das Escrituras Sagradas, sendo também necessário que Jesus viesse à terra conclamar a todos nós a conhecer a Verdade, pois somente por meio dEla alcançaremos o fim maior que todos nós cristãos almejamos: uma vida eterna de plenitude e alegria ao lado do nosso Deus!

Indagado por Nicodemos sobre o batismo, Jesus respondeu: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” (João 3:5). Devemos entender que o caminho para o céu está aberto para todos nós, porém, existem algumas condicionantes. A Bíblia nos revela a todo o momento que o Senhor abençoará aqueles que andarem fiéis aos seus mandamentos, porque ser fiel depende da justa conscientização de que a salvação, embora tenha sido conquistada a preço do sofrimento e da morte de Jesus, precisa ser conquistada, dia a dia.

As pessoas precisam saber, e é dever nosso informar, que existe uma condicional Cristã para alcançarmos a Salvação eterna. Por isso, Moisés em seu quinto livro chamado Deuteronômio observou: “O Senhor te confirmará para si por povo santo, como tem te jurado, quando guardardes os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos”. (Dt. 28:9).

João Batista pregava o arrependimento como condição para haver o batismo nas águas que, na prática, significa a renúncia a tudo aquilo que é pecado aos olhos de Deus. Jesus também pregava a necessidade do batismo, levando Seus discípulos a fazerem o mesmo. O nosso Cristo, aliás, fez mais que isso, mesmo sendo Deus, se batizou por imersão, assim como seus apóstolos.

Através do batismo, creiam, nascemos de novo, em Espírito, e nos tornamos filhos de Deus. Paulo, em Romanos 12:2 nos ensina que o arrependimento seguido do batismo nas águas, nos esvazia do pecado e nos transforma em novas criaturas. Em Marcos 16:16 Jesus conclama a todos nós, seus discípulos, a levarmos a todos o que é essencial para entrarmos no reino dos céus: Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo”.

Muitos israelitas tiveram o coração quebrantado e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos o que deveriam fazer. Pedro lhes disse que se arrependessem e fossem batizados em nome do Senhor Jesus. Naquela ocasião, cerca de três mil pessoas foram salvas em Jerusalém (Atos 2:37-41). Posteriormente o número subiu a quase cinco mil (vs. 4:4).


Isto significa que o batismo não é uma escolha ou opção, é um comando ministerial vindo da parte de Deus, que precisa ser obedecido por todos aqueles que desejam seguir Jesus e se identificar publicamente com Ele. 












Semana de vitórias!

Suêdy Aureliano





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...