segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Enterrando o Velho Homem


Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, escreveu aos Colossenses: "Portanto, fazei morrer a vossa natureza, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, a avareza que é idolatria. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente." (Colossenses 3.5-8)

Como cristãos, conhecemos a Palavra de Deus, e queremos ter uma nova vida, mas, muitas vezes, temos dificuldade para nos desfazer de tudo aquilo que desagrada ao Espírito Santo e enterrar o "velho homem", que teima em continuar vivo dentro de nós.

A Bíblia nos revela que todo convertido é nova criatura, novo homem, aos olhos de Deus. O "velho homem" foi crucificado com Cristo. O problema é que o "velho homem" ainda está operante e leva o crente, muitas vezes, a pecar. O que acontece? Como devemos reagir? 

É esse o tema que trataremos nesta mensagem.

Algumas figurinhas fizeram parte da minha infância e adolescência, dentre elas uma dizia: “amar é: nunca ter que pedir perdão”. Somos, durante a nossa existência, condicionados a crer em atitudes de vida que são totalmente contrárias à Palavra e ensinamentos de Jesus. Assim, enquanto Jesus nos ensina através do ‘Pai Nosso’ e também de tantos outros exemplos, testemunhos, ensinamentos, ministrações e parábolas que o perdão é uma das características de um verdadeiro cristão, mesmo na igreja e batizados, conservamos velhas atitudes que mostram que algo não está correto em nós.

Por vezes ouvimos alguns cristãos testemunharem: “estou há algum tempo na Igreja, mas até hoje não sei se sou convertida ou convencida. Tenho tomado atitudes que mostram que alguma coisa está errada. Por favor, me ajude a identificar as características de um verdadeiro cristão!".

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não converte ninguém para Si, somos nós que o fazemos, atuando segundo o nosso livre-arbítrio, o nosso poder de decisão. Mas tenha sempre presente que, enquanto não se converter verdadeiramente a Deus, nunca usufruirá do Novo Nascimento.

Na prática da fé, da justiça e daquilo que é correto aos olhos de Deus, a pessoa convertida tem que perseverar na prática daquilo que agrada a Deus e não apenas por um tempo, mas durante todo o tempo.

A perseverança tem que ser cultivada todos os dias, semanas, meses e anos, sem desanimar.

O próprio Jesus disse que aquele que perseverar até ao fim herdará a coroa da vida. Por isso, o tamanho da sua fé não importa, o importante é se você é ou não perseverante no conhecimento, na Palavra e na obediência à Deus.

A Nova Criatura é desapegada, não é egoísta ou materialista. Ela não pensa somente em si mesma, mas também no seu próximo. Jesus disse que o Seu verdadeiro discípulo ama o próximo como a si mesmo. Então, quem se faz nova criatura compartilha, dá, estende a mão, considera, perdoa.

A nova criatura não espera gratidão, continua dando, independente das circunstâncias. A nova criatura não é arrogante, nem prepotente, não mente e não engana. Toda pessoa convertida tem sentimentos, mas, ao contrário das restantes, ela não se rende a eles e sim ao temor a Deus.

Todo ser humano, por vezes até mesmo o convertido, é tentado a fazer o que é errado, como adulterar, mentir ou prostituir-se. É o desejo da carne que o verdadeiro convertido, por conhecer as Escrituras Sagradas e por ter um profundo amor e respeito à Deus, mantém-se fiel. Então, o convertido teme, por isso foge sempre do mal.

A Nova Criatura crê, independentemente do que os outros digam, do que ela própria ouça ou sinta, ela simplesmente CRÊ.



Uma semana abençoada!

Suêdy Aureliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...